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Depoimentos

Os desafios da educação básica

“Nesse momento, o maior desafio no estado do Acre é a municipalização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Precisamos, também, fortalecer a Educação Infantil e a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/ superdotação. Garantir a aprendizagem de todos os alunos e a formação dos professores sempre serão nosso maior foco.”
Fernanda Pinheiro de Abreu – DME de Xapuri/AC. – Presidente da Undime Acre

“Precisamos estar fortalecidos para enfrentarmos as diversidades dos territórios e sermos os protagonistas de uma Educação com equidade. Nesse sentido, as ações devem ser pautadas no regime de colaboração entre o estado e os 16 municípios do Amapá. De tal maneira que, administrações municipais e governo estadual possam promover políticas educacionais integradas, com apoio técnico aos municípios, para melhorar a qualidade na educação pública de maneira conjunta.”
Karla Cristina Palha Barbosa – DME de Itaubal/AP – Presidente da Undime Amapá

“Temos muitos desafios para alcançar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Precisamos garantir que as crianças terminem o ciclo de alfabetização, alfabetizadas. É importante ter um efetivo regime de colaboração que promova o diálogo entre estado e municípios para melhorar os resultados de aprendizagem dos anos finais, avançar na formação inicial e continuada dos professores, reduzir os índices de analfabetismo de jovens e adultos.” 
Djalma Barros – DME de Feliz Deserto/AL – Presidente da Undime Alagoas

“O maior desafio perpassa pela questão financeira/orçamentária. Há uma real necessidade de garantir uma política que vise ao aumento da per capita do Fundeb e dos programas federais, em vista da dimensão geográfica e da logística necessária na oferta da Educação Básica em nosso estado. Tal logística, eleva os custos e limita a implementação de muitas ações, projetos e programas.”
Antônia Rodrigues da Silva – DME de Benjamin Constant/ AM – Presidente da Undime Amazonas

“A ampliação da oferta de vagas em creches e pré-escola é prioridade no processo educacional do Distrito Federal. A universalização da oferta da Educação Infantil de maneira qualificada constitui o maior desafio desta Secretaria de Educação, considerando os impactos da aprendizagem no desenvolvimento biopsicossocial das crianças.”
Helvia Miridan Paranaguá Fraga – Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal

“Dentro do contexto educacional e visando à efetivação plena de um regime de colaboração robusto, precisamos definir os perfis das lideranças dos variados espaços que promovem educação para atender ao compromisso da função social da escola em garantir aprendizagem dos alunos como seu principal resultado, bem como oportunizar formação continuada para gestores e profissionais da educação.”
Anderson Passos dos Santos   – DME de Aratuípe/BA – Presidente da Undime Bahia

“Para enfrentarmos os desafios da Educação Básica no Estado do Ceará e no Brasil, precisamos nos RECONECTAR, ou seja, fazer o caminho de volta para nós mesmos. Com a pandemia, houve consideráveis impactos pedagógicos e emocionais. CUIDAR, deveria ser a grande palavra no momento. Ao nos isolarmos, corremos o risco de esquecer dessa importante medida neste mundo competitivo.”
José Marques Aurélio de Souza – DME de Jucás/CE – Presidente da Undime Ceará

“Em consenso com dirigentes dos municípios capixabas, pensamos que não temos “um desafio”, mas temos “desafios” que se repetem no cotidiano. Dentre eles, destacamos: atender os alunos da Educação Especial; garantir a alfabetização na idade certa; alcançar as metas da educação em tempo integral; cumprir o piso salarial do professor; promover formação adequada aos professores para impactar positivamente em suas práticas pedagógicas.”
Vilmar Lugão de Britto – DME de Jerônimo Monteiro/ES – Presidente da Undime Espírito Santo

“A Educação Básica de Goiás tem como desafio principal cumprir as metas dos planos decenais, a fim de evidenciar o trabalho exitoso das unidades escolares de cada município. No que concerne à oferta de vagas, o desafio está no atendimento das crianças de 0 a 3 anos. Diante desse desafio, é necessário aprimorar programas e sistemas de financiamento de creches. Como exemplo da prática do regime de colaboração, podemos mencionar o Programa AlfaMais Goiás, que estreita laços entre educação municipal e estadual, em uma perspectiva de unir estratégias para que todas as crianças matriculadas no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental sejam alfabetizadas.”
Miguel Rodrigues Ribeiro – DME de Rio Verde/GO – Presidente da Undime Goiás

“Apesar de as secretarias de educação estarem envidado muitos esforços e recursos, a educação básica pública maranhense lida com desafios grandiosos: grande quantidade de turmas multiseriadas, sobretudo na zona rural, distorção idade-série, garantia da qualidade do ensino pós-pandemia, atendimento às expectativas dos estudantes, de modo a assegurar a permanência, incentivar a escola a ser um espaço prazeroso, onde os alunos queiram estar, onde as vivências e saberes oportunizados possam atuar de modo a erradicar a evasão no território.”
Karla Janys Nascimento – DME de Açailândia/MA – Presidente da Undime Maranhão

“Apesar dos avanços no regime de colaboração, nosso grande desafio ainda, é promover uma formação inicial de docentes de qualidade e articulada com as vivências dos estudantes, a fim de garantir acesso, aprendizagem e permanência.”
Ednamar Aparecida da Silva Cardoso Assunção – DME de Moema/MG – Presidente da Undime Minas Gerais

“Além da recomposição dos conteúdos, um grande desafio é o formato da formação inicial de docentes que ainda não consegue atender a todos os desafios de uma sala de aula. O professor aprende o conteúdo que precisa ensinar, mas compromete a parte didática e pedagógica. O fato de o professor aprender a dar aula para um modelo específico de aluno, considerado como ideal, está longe da realidade heterogênea e diversificada tanto cultural quanto socioeconômica em que estamos inseridos.”
Guerino Perius – DME de Chapadão do Sul/MS – Presidente da Undime Mato Grosso do Sul

“Enfrentamos grandes desafios na Educação Básica. Um deles é a Educação Infantil, em que é necessário ampliar o número de vagas nas creches para garantir um atendimento de qualidade a essa população, que tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Além disso, o Ensino Fundamental tem enfrentado dificuldades, especialmente pós-pandemia. Esse contexto prejudicou significativamente o processo de alfabetização e letramento dos estudantes, sobretudo nos anos iniciais. Esses desafios estão diretamente relacionados à questão do financiamento da educação, que é um ponto de extrema importância.” 
Silvio Aparecido Fidelis – DME de Várzea Grande/MT – Presidente da Undime Mato Grosso

“Gestar educação no estado do Pará é ter que considerar a sua característica geográfica. Nossas estradas, na maioria, são “líquidas” e nos impõem desafios para garantir o transporte de cada menino e menina de nossas redes. O valor repassado pelo PNAE melhorou muito, mas garantir a entrega dos suprimentos para a alimentação escolar exige mais. Precisamos de mais recursos para fazer com que o alimento chegue à mesa dos alunos, pois o valor da logística de distribuição é muito maior que o valor do próprio alimento. Por outro lado, mais de 80% das crianças em idade de frequentar turmas da Educação Infantil estão fora da escola, e a necessidade por espaços adequados é enorme. Ao falar em formação inicial de professores, lembramos que as instituições que os formam estão muito distantes do chão, da realidade, da escola paraense.”
Claudia Alaine Gomes Seabra – DME de Castanhal/PA. – Presidente da Undime Pará

“O grande desafio dos municípios pernambucanos é alfabetizar todos os estudantes até o 2º ano do Ensino Fundamental, na perspectiva de garantir o desenvolvimento integral com autonomia e cidadania plena.”
Andreika Asseker Amarante – DME de Igarasasu/PE   – Presidente da Undime Pernambuco

“As dificuldades educacionais durante a pandemia foram críticas para as crianças que estavam em processo de alfabetização. A Paraíba, então, se destacou graças a um regime de colaboração entre Estado e municípios que se uniram em prol da Educação pública. E a Undime/PB foi um importante partícipe nesse processo.”
Michael Lopes da Silva – DME de Esperança/PB – Presidente da Undime Paraíba

“No Estado do Piauí um dos maiores desafios da Educação Básica pública é a recuperação da defasagem do aprendizado dos nossos alunos decorrente da pandemia da covid-19.”
Eliane Morais Rodrigues – DME de Francinópolis/PI – Presidente da Undime Piauí

“O grande desafio é a busca pela qualidade do ensino. São necessárias ações de fortalecimento pedagógico nas redes de ensino, tendo como foco os processos de ensino e de aprendizagem, para que toda criança, ao final do 2º ano, esteja alfabetizada e tenha garantido o seu direito a uma educação pública de qualidade!”
Marcia Aparecida Baldini – DME de Cascavel/PR – Presidente da Undime Paraná

“Estamos reinaugurando o regime de colaboração na educação entre estado e municípios, depois de muitas lutas políticas da Undime/RJ. Antes, a sensação era de que nossos alunos não eram vistos, agora, estamos construindo um relacionamento cooperativo e colaborativo, beneficiando toda a Educação Básica pública e fortalecendo as políticas públicas para uma educação de qualidade e de equidade para todos.”
Osório Luís Figueiredo  – DME de Cachoeiras de Macacu/RJ – Presidente da Undime Rio de Janeiro

“Nossos desafios têm um caráter complexo e multifacetado. Um dos mais presentes é a ausência da necessária formação de professores para implementar o Documento Curricular. Para superar alguns de nossos desafios, é imprescindível um trabalho conjunto, visando investimentos significativos, formação continuada de professores, ampliação de vagas em creche e pré-escolas, fortalecimento das políticas de alfabetização, melhoria do programa do transporte escolar e promoção de estratégias para a construção de um ambiente escolar acolhedor e seguro.”
Joária de Araújo Vieira – DME de Rio do Fogo/RN  – Presidente da Undime Rio Grande do Norte

“Nosso estado é diverso, temos alunos ribeirinhos, indígenas, com suas necessidades específicas, entre outros desafios. Na Educação Infantil, Rondônia tem se movimentado para mudar a realidade aumentando as vagas em creche, que só foi possível, com investimentos em construção, adaptação de salas e contratação de profissionais. Na Educação Especial em uma perspectiva Inclusiva, os professores têm o desafio de fazer a inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação na sala de aula. Outro desafio que enfrentamos foi fazer com que as crianças retornassem à escola depois da pandemia. Para tanto, o Estado se movimentou junto às redes e conseguimos chegar a 100% das ações voltadas ao retorno dos alunos da escola, com a Busca Ativa Escolar.”
Luslarlene Umbelina de Souza Fiamett – DME de Santa Luzia/RO – Presidente da Undime Rondônia

“Dentre os desafios da educação em Roraima, podemos destacar: a alta demanda por matrículas; a formação tradicional de docentes x necessidade de formação diferenciada para atender as demandas que se apresentam diuturnamente em regiões de fronteira; participação das famílias na vida escolar; metodologias criativas para a construção social da aprendizagem.”
Alsione Sulbaran  – DME de Pacaraima/ RR – Presidente da Undime Roraima

“A garantia do acesso e a qualidade na oferta da Educação Infantil é um desafio constante e complexo, afetado pelas desigualdades sociais, falta de recursos e financiamento. O baixo rendimento escolar na educação básica, evidenciado pelas avaliações em larga escala, aumenta a reprovação e a evasão escolar. Em meio a tantos desafios, assegurar aprendizagem e desenvolvimento integral de todos os alunos é uma questão crucial para gestores comprometidos com a educação pública de qualidade.”
Maristela Guasselli – DME de Novo Hamburgo/RS – Presidente da Undime Rio Grande do Sul

“Ainda estamos vivendo o reflexo da pandemia na educação e, sem dúvidas, os anos iniciais do Ensino Fundamental foram os mais afetados por conta da alfabetização. Nosso maior desafio é conseguir recuperar as etapas perdidas, por meio da recomposição de aprendizagem, e, atrelado a isso, buscar novos programas e auxílio da União, para garantir repasse de recursos às prefeituras vinculados ao setor da educação, promovendo o avanço dessa etapa da educação básica.”
Alex Cleidir Tardetti – DME de São Lourenço do Oeste/SC -Presidente da Undime Santa Catarina

“A Educação Básica paulista anseia pelo fortalecimento do regime de colaboração entre União, estado e municípios com foco na otimização de recursos humanos, materiais e financiamento, a fim de aprimorar a ação pedagógica em todas as cidades do estado. Com isso esperamos ofertar educação com qualidade social e, portanto, equitativa e promotora da aprendizagem efetiva e do desenvolvimento integral dos alunos e da comunidade escolar.”
Luiz Miguel Martins Garcia – DME de Sud Mennucci/SP – Presidente da Undime São Paulo

“A formação do professor é o elemento prioritariamente desafiador para a oferta de serviços educacionais qualificados, destacando-se como fundamental para o bem fazer do trabalho educativo, e, determinante para o enfrentamento de outros desafios a exemplo da recomposição das aprendizagens.”
Josevanda Franco – DME de Nossa Senhora do Socorro/SE – Presidente da Undime Sergipe

“O Brasil passa nesse momento por várias transformações na educação básica, por meio da implementação do novo Fundeb, em especial as condicionalidades do VAAR, pois vêm ao encontro da redução das desigualdades sociais e raciais. O nosso estado está nesse desafio de avançar na aprendizagem de todos os alunos, garantindo a permanência, inclusão, equidade e qualidade. Os entes federados têm o desafio de trabalharem a educação pública nos territórios e de avançarem na aprendizagem e no atendimento, para, juntos, diminuírem os índices de evasão e reprovação.”
Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca – DME de Piraquê/TO – Presidente da Undime Tocantins

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